08 junho 2009

Um sábado no Embú

Nada como um dia de sol pra aproveitar Embú das Artes. Passeando por lá, encontra-se itens muito interessantes de artesanato e antiguidades. Pra quem gosta de caminhar, o lugar é agradável, limpo e as lojas proporcionam belos artigos de decoração a quem visita a cidade.


Através de uma dica, pudemos não só apreciar o dia, mas também um dos melhores restaurantes locais: o Empório São Pedro, que mistura o ambiente agradável de um antiquário e o ar de um restaurante de cinema.

O Empório localiza-se numa pequena passagem de pedestres chamada Viela das Lavadeiras, num canto meio escondido do público que passa na calçada, mas acaba chamando a atenção pela beleza do local.


Para começar, pedimos um antepasto e um couvert:

- Lâminas de salmão defumado com tomate assado, shitake grelhado e um toque de limão, que estava excelente;


- Pães caseiros, caponatta, salada assada, tomate seco, alichella, sardela, manteiga aromatizada e alho confit. O alho e a manteiga foi o que realmente chamou a atenção no prato, onde não só a manteiga estava deliciosa, como o alho além de saboroso, não tinha o cheiro nem o sabor exagerado do mesmo.

Para o prato principal, os pedidos giraram em torno do medalhão de mignon grelhado, servido com molho de duas mostardas, mel e gratin de batata. O sabor do molho e da carne (ao ponto), estavam incríveis, e o gratin de batata, que o chef chamou de "arroz com feijão, qualquer um faz", complementava o sabor da carne e molho.

Mas para mim, a estrela do almoço foi a paleta de cordeiro assada, servido com gratin de acelga e limão com molho do próprio assado. Segundo o chef, a paleta ideal a ser assada é a dianteira, pois esta é mais macia que a traseira, que é onde o cordeiro traciona as patas. Me atrevo a dizer que está entre as melhores carnes que já comi até hoje. O molho complementou muito bem. O que realmente chamou a atenção foi o gratin de acelga e limão. Diferente do gratin normal, confesso que fiquei com receio por não ser um fã de acelga. Porém, fui surpreendido pelo sabor e textura, que complementava a da carne macia e suculenta.


Depois dos pratos principais partimos para as sobremesas. As meninas foram de petit gateau de doce de leit com calda de frutas vermelhas, que foi muito elogiado e eu fiquei com o souflê gelado de Grandmarnier, com laranja confit e canela, que possuía uma bela apresentação, mas o álcool do Grandmarnier sobressaía um pouco demais ao sabor do confit.




Ao final, a conta que foi um pouco alta (com bebidas - sucos de laranja e Stella Artois), mas que valeu cada garfada, não só pela comida preparada com extremo cuidado, mas também pelo atendimento e ambiente, que se apresenta junto com a bela comida do lugar.

Empório São Pedro Antiquário e Cozinha: Rua Siqueira Campos – Viela das Lavadeiras, casas 28 e 75. Embu das Artes, SP. Tel: (11) 4781-2797.

Um comentário:

Amanda disse...

Que lugar lindo, des!
Adorei a decoração! :D

Quero conhecer quando for praí tá? :)