05 novembro 2008

OBrahma

É, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Negro com nome de "árabe" (pra quem não sabe, o nome do moço é Barack Hussein Obama II), vencendo o próprio preconceito contra a etnia negra, que é parte representativa no país. Isso mostra que a população estadunidense está muito adiantada no que diz respeito às eleições, contrariando o seu próprio sistema eleitoral. Métodos antigos como o de cédulas é o que prevalece por lá. E o que é o sistema de "delegados" que eles utilizam? A maioria dos próprios americanos não entende este sistema.

Ok, o sistema eleitoral é antigo, ultrapassado e obsoleto, os jornais brasileiros apregoam a cada notícia espalhada pela imprensa brasileira. Criticar a máquina de roçar grama do vizinho é fácil. Difícil é olhar pro seu quintal e ver que nem grama tem.

Quando digo isso não quero gerar polêmica. Longe de mim isso aqui virar ponto de debate. Só quero dizer o seguinte: o povo brasileiro fica achando que só porque os caras lá votam com cédula o sistema deles é fraco e o nosso é forte, só por usar tecnologia (acho muito bom por sinal, isso não é questionável). Aqui é o contrário. Sistema forte, eleitores nem tanto.

Explico: pouca gente sabe, mas nessas eleições presidenciais os americanos votaram também para senador. A própria TV brasileira noticia que "os candidatos em sua maioria são promotores, juízes e xerifes em seus estados". Isso me faz refletir que se ao mesmo tempo o sistema de votação é uma porcaria, a representatividade é muito alta. Esse tipo de coisa não é dita por ninguém. Questionáveis são os representantes brasileiros como Lacraia, Batoré (eleito), Rita Cadillac (ela sabe escrever Cadillac?), Sérgio Mallandro (com dos "éles") e Frank Aguiar (vice-prefeito eleito de São Bernardo do Campo). E o eleitorado brasileiro leva numa boa. É só ver que "personalidades" como essas que não tem o mínimo de conhecimento de administração pública, muitas vezes se elege com folga (a exemplo dos citados acima).

Beleza, alguém vai me dizer que isso é democracia. Todos tem o direito de se candidatar. Não deveria.

Sei que fugi do assunto, mas nesse pequeno pensamento eu só quis mostrar que apesar de todos acharem que o Obama vai mudar alguma coisa pra alguém por aqui só porque a imprensa faz carnaval por ele ser o primeiro presidente negro por lá, temos que parar de pensar no vizinho e começar a pensar em quem vai plantar a nossa grama.

3 comentários:

Alice disse...

Putz... não precisa dizer mais nada. :)

Alice disse...

E quando eu vou entrar pra relação de "outros bêbados" aqui?

Rafael Rosa disse...

O Arnold Schwarzenegger nao deve ser nenhum Einstein tambem Ph.
Deixa a Lacraia :)